Início da Pasteurização e Credenciamento do Banco de Leite Humano 08/03/2024 - 10:07


No dia 10 de janeiro de 2024, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital do Trabalhador celebrou a primeira pasteurização do Leite Humano (LH), conforme às exigências da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

A Pasteurização, trata-se de um tratamento térmico ao qual o leite humano ordenhado deve ser submetido para inativar sua microbiota. Esta é conduzida a 62,5 ºC por 30 minutos, não visa à esterilização do Leite Humano Ordenhado, mas sim a uma letalidade que garanta a inativação de 100% dos microrganismos patogênicos passíveis de estarem presentes, além de 99,99% da microbiota saprófita ou normal.

A coordenadora do BLH-HT, Drª Cristina Terumy Okamato, destacou que o Leite Humano Pasteurizado será destinado, prioritariamente, a recém-nascidos prematuros, de baixo peso e com intercorrências em UTI neonatal.

Vale ressaltar, que o BLH-HT está em processo de tramitação para certificação da Vigilância Sanitária, com inspeção realizada em 11 de janeiro de 2024. Além disso, neste mês de fevereiro, com satisfação foi oficializado o credenciamento do nosso BLH-HT pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano – FIOCRUZ.

Hospital do Trabalhador - rBLH Brasil
 

GALERIA DE IMAGENS